Foto: Reprodução
Vídeo que circula em redes sociais mostra a abordagem no final da tarde de terça-feira, e o momento em que Valdemar Both é baleado e morto
O Comando Ambiental da Brigada Militar informou que os policiais agiram em legítima defesa durante abordagem ao agricultor Valdemar Both, 54 anos, no final da tarde de terça-feira (1º) no distrito de Palma, em Santa Maria. Durante a ação, Both acabou morto a tiros.
Segundo a BM informou, em nota divulgada nesta quarta-feira (2), dois policiais do 2° Batalhão Ambiental estavam em patrulhamento na zona rural, quando depararam com a propriedade de Both, às margens da Estrada do Radar, que processaria e comercializaria produtos de "origem florestal", principalmente lenha. Durante a fiscalização, foi detectada uma serra circular e motosserras, bem como grande quantidade de madeira e lenha no local. O Comando Ambiental diz que Both não possuía licença ambiental obrigatória para esse tipo de atividade.
A guarnição também teria constatado que as motosserras não tinham a devida licença de porte e uso. "Fatos esses que tipificam crimes ambientais previstos em lei", diz a nota.
Ainda conforme a Brigada, as motosserras teriam de ser apreendidas para posterior regularização. Ao saber disso, "iniciaram-se as hostilidades que infelizmente culminaram com o óbito do senhor que estava sendo fiscalizado", informa a nota.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em vídeo que circula nas redes sociais, uma policial tentava falar com o agricultor, o chamando pelo nome. Porém, Both mostrava-se irritado com a fiscalização, afirmando mais de uma vez que "estava trabalhando".
– Não posso nem trabalhar – disse Both, mais de uma vez.
– Estão achando que sou trouxa? Mas vão a merda todo mundo. O cara trabalhar está errado? – prosseguiu.
Em seguida, o agricultor teria começado a discutir com os policiais, e então falou:
- Tenta me prender, tenta. Eu arrebento esse carro (viatura).
Na sequência, desafiou os PMs:
- Mas podem atirar. Fazer o quê?
Nesse momento, ouve-se um tiro e, instantes depois, mais dois. Both, já ferido, começa a gemer de dor. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teria sido chamada para o socorro, mas o agricultor não resistiu aos ferimentos.
Policiais foram afastados
Um inquérito policial militar (IPM) foi aberto pela Brigada Militar para investigar as circunstâncias do fato. Os dois policiais que participaram da abordagem foram afastados das atividades.
"O Comando Ambiental reforça seu compromisso com a verdade e transparência do fatos, sendo necessário neste momento que se aguarde a conclusão da investigação em curso", conclui a nota do Comando Ambiental.